SOBRE NÓS












A APEAA – Associação Paulista de Esporte de Ação e Aventura nasceu com o propósito de promover, a prática, o estímulo e o desenvolvimento dos esportes de ação e aventura as chamadas atividades (outdoor), à crianças, adolescentes, adultos e idosos, privilegiando o contato e a integração com a natureza e contribuir em sua divulgação nas questões de preservação ambiental.
APEAA há muitos anos atua na realização de Projetos Esportivos e Assessoria, desde a elaboração e execução, nas suas diversas áreas: Educacional, Formação Desportiva, Alto Rendimento, Sócio Desportiva, Participativa, Gestão e Desenvolvimento Esportivo, Desenvolvimento Ambiental, Desenvolvimento Turístico, atendendo cidades, associações e empresas, com o propósito de promover a  prática, o estímulo e o desenvolvimento, contribuindo em sua organização, realização e divulgação.
A APEAA – Associação Paulista de Esportes de Ação e Aventura, é uma   entidade   sem   fins   lucrativos,   com   o propósito   de  promover a  prática, o estímulo e o desenvolvimento  dos esportes de ação e aventura no Brasil, contribuindo em sua divulgação e promoção em suas diferentes vertentes.

OBJETIVOS EXPECÍFICOS













Objetivos específicos:
– Contribuir para a prática de hábitos saudáveis, inclusão social, interação e desenvolvimento físico, psicológico e social do participante.
– Oferecer, ao participante, benefícios de ordem cognitiva, física, emocional, social e educacional.
– Contribuir para o desenvolvimento, formação da personalidade, construção da identidade, autoconhecimento e independência do adolescente pelos aspectos pertinentes à prática esportiva, como: responsabilidades, regras, disciplina, cooperação e respeito, proporcionando uma participação ativa, consciente e responsável no contexto familiar, profissional e social.
– Colaborar para o desenvolvimento físico do participante através da prática esportiva voltada para o desenvolvimento de habilidades múltiplas, propiciando:
a) o conhecimento  da  modalidade  esportiva  de  forma prazerosa;
b) o conhecimento do próprio  corpo,  identificando os segmentos corporais e coordenando-os;
c) a ampliação do repertório motor através da brincadeira, jogos e da própria modalidade esportiva;
d) maximização da capacidade aeróbia, anaeróbia, resistência muscular, força e potência, de velocidade coordenação e flexibilidade;
e) melhoria na saúde e qualidade de vida com hábitos saudáveis;
f) Reduzir o índice   de   obesidade   infantil   e   doenças causadas pelo sedentarismo precoce.
g) Despertar a consciência da prática esportiva como atividade necessária ao bem estar individual e coletivo, fortalecendo a disciplina para hábitos  saudáveis  e  distanciando-os,  via  de consequência, de eventos prejudiciais à saúde como o consumo de entorpecentes e álcool.
h) Propiciar entretenimento aos jovens de baixa renda.
i) Combater a discriminação de habilidades, raça, gênero e cor, fortalecendo os conceitos de cidadania pela prática de modalidade esportiva de participação coletiva

OBJETIVOS GERAIS













Objetivos gerais:
– Oportunizar  a  prática  esportiva por  crianças, adolescentes, adultos e idosos, utilizando a bicicleta e circuito eco kids para as crianças como  inicialização a pratica esportiva, como instrumento de saúde, lazer, socialização e inclusão social, contribuindo para o desenvolvimento físico, psicológico e social do praticante, reforçando atitudes de integração, cooperação e comprometimento.
– Fazer com que o participante perceba e valorize cada dia mais a natureza junto com o esporte.
– Colaborar para a formação de convicções individuais, a partir da prática saudável inibidora do sedentarismo, da ociosidade e do cenário de drogas como tabaco e álcool.
– Contribuir para a redução do ócio motivador de situações de risco (como violência, drogas, trabalho infantil), propiciando melhor aproveitamento do tempo disponível.
O Projeto tem o intuito de fortalecer o roteiro de Turismo de Aventura, consolidando este setor, que já possui diversas opções neste segmento turístico para os visitantes, além de fazer uma grande festa entre as populações locais e turistas, promovendo também um intercâmbio social e cultural.
Movimentação do turismo, trazendo visitantes de diversos locais do país, gerando divisas para a região e incentivando ações saudáveis em harmonia com a natureza como o esporte de aventura que se utiliza dos meios naturais como trilhas em meio a mata, água e ar (vento), enfatizando a questão da educação ambiental para que a prática destas atividades se desenvolvam de maneira sustentável, se o turismo,  como  todos  sabem,  levanta  a  economia de um  país,  imaginem  então  o  que pode fazer  pela cidade. 
É gritante  a  importância  financeira  do  turismo ao  município,  o  que  vem  ao  encontro de  nossos  interesses,  uma  vez  que  todas  as  cidades  que  cediam  esses tipos de evento,  invariavelmente,   acabam  se  tornando  um  grande  ponto  de  encontro  de  esportistas  de  todo  o  Brasil,  pois  um  evento  como  o  nosso  apresenta  e  põe  em  evidência  as  qualidades  do  município,  e algumas pessoas sempre  acabam  voltando  para  a  cidade  nos  finais  de  semana  durante  o  ano  todo ,  o  que  certamente  é  turismo  da  melhor  qualidade,  o  chamado  turismo  esportivo, ao longo dos mais de 20 anos atuando diretamente neste seguimento, podemos acompanhar de perto todo crescimento destes seguimentos.

METAS QUALITATIVAS













METAS  QUALITATIVAS:
Observar, no participante dos eventos promovidos pelo projeto, conhecimento da melhor prática da atividade e seus benefícios.
Observar, no participante dos eventos promovidos pelo projeto, respeito e convivência grupal, nas relações interpessoais, na autoestima individual e nas atitudes comportamentais atinentes à capacidade de expressão e participação.
Projetar o esporte (corrida de MTB e circuito kids) como instrumento educacional eficaz e de combate ao tempo ocioso, sedentarismo e obesidade.
Integrar em um mesmo projeto o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, compartilhando responsabilidades.
Usufruir do projeto  para  realização  de  palestras  não  somente sobre bicicleta, mas também sobre história da cidade, meio ambiente, segurança no trânsito, higiene, drogas, cidadania dentre outras.
Sensibilizar as crianças e os adolescentes através do Circuito Eco Kids sobre a importância da atividade física, como instrumento da melhoria da qualidade de vida, leis de trânsito e tê-los como propagadores desta ideia (como intuito de atingir principalmente seus pais).
Atender municípios do Estado de São Paulo, com a realização de 03 (três) eventos esportivos, todos dispostos a oportunizar ao adolescente, criança, adulto e idoso a prática prazerosa da corrida a pé com o circuito eco kids.
• Facilitar    campanhas    de    proteção    ao    meio    ambiente, prevenção e cuidados com a saúde e desenvolvimento sustentável.

MISSÃO













Alavancar o crescimento do esporte no Brasil, acreditamos no esporte como forma de crescimento do país, sendo também a chave para o desenvolvimento sustentável, através do esporte, queremos mostrar para as pessoas uma nova forma de se viver, uma pratica esportiva mais saudável, com uma maior integração com a natureza, proporcionando assim:
Crescimento individual, trabalho em equipe, superação de limites e liderança.

VISÃO













Os governos e a sociedade sabem que a melhor maneira de combater a violência é apoiando e incentivando o esporte e a educação!
O Projeto vem viabilizar a inclusão de Empresas e Prefeituras que pautam sua atuação na responsabilidade social e ambiental, associando a imagem das empresas e cidades integrantes deste projeto às questões para contribuírem concretamente em ações sustentável.
Isso se traduz nos Esportes de Ação e Aventura.

VALORES










A prática do esporte exige hábitos saudáveis do atleta, alimentação, descanso e distância dos vícios nocivos à saúde, como as drogas.
Isso por si só, já mostra a grande importância dos eventos esportivos! O projeto propõe diversas ações e produtos que apoiam e divulgam um turismo sustentável em áreas naturais do Brasil, às questões de: Preservação, manutenção, aumento do patrimônio ambiental e cultural.